quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Laura Negro de La Pisa - Psicopedagoga - Projetos Sociais



O blog presta justa homenagem a Sra. Laura Negro de La Pisa, pelo excelente trabalho social à frente dos Supermercados Mundial, com sede no Rio de Janeiro.
Um trabalho a ser cópiado.
Nossas homenagens sinceras.

O Supermercado Mundial empresa genuinamente Brasileira, tem verdadeira vocação para a cidadania.
A Responsabilidade Social está no seu DNA, pois desde a sua fundação, o Mundial vem praticando a inclusão de pessoas com deficiência no seu quadro funcional.
O Mundial sempre ressaltou os aspectos positivos de cada um, pois a pessoa com deficiência não é melhor nem pior que qualquer outra. Aspectos negativos e positivos existem em todos os seres humanos, independentemente de suas diferenças.

A demanda criada pela regulamentação da chamada Lei de Cotas (Lei 8.213, de julho de 1991) estimulou a empresa a planejar a inclusão de pessoas com deficiência.
Em 2002, teve início uma experiência-piloto, na loja da Conde de Bonfim, com o apoio da FUNLAR. O Mundial admitiu 10 pessoas com deficiência mental. O carisma do Gerente da loja transformou o projeto em referência de inclusão no Rio de Janeiro.

Em 2004, o projeto foi ampliado sob a coordenação da psicopedagoga Laura Negro de la Pisa, que vem aperfeiçoando esse trabalho.



Hoje, o Mundial conta com quase 300 pessoas com deficiência, trabalhando em diferentes funções, nas suas diversas unidades.

Ainda em 2004, num ato público, foi firmado um convênio entre o Mundial e a FUNLAR, que possibilitou uma parceria muito eficiente. Os profissionais desse órgão da prefeitura do Rio de Janeiro colaboram para garantir um programa bem estruturado que supere as exigências da lei.

Por meio de treinamentos adequados e atribuições definidas, as pessoas com deficiência demonstram responsabilidade e produzem da mesma maneira que um funcionário não deficiente. Apoiados por toda a equipe do Mundial, muitos deles revelam habilidades que permitem crescimento e promoção.

Uma política de adaptação e melhoria da qualidade de vida desses profissionais é concretizada através dos benefícios que o Mundial oferece. Entre eles, o Plano de Saúde, que propicia atendimento médico, psicológico, tratamento dentário, fonoaudiológico, entre outros benefícios. O treinamento técnico e comportamental é oferecido para que eles possam desenvolver atividades compatíveis com a nova situação de trabalho.

Além da motivação ética e da determinação legal, a empresa tem outro motivo relevante para adotar uma política de inclusão de deficientes: o poder de sua imagem. O prestígio fica evidente nas várias pesquisas realizadas pelo Mundial.

Para garantir ganhos no ambiente de trabalho, várias ações são utilizadas: curso de alfabetização, ensino fundamental, Telecurso 1º Grau, Curso de LIBRAS, teatro, Coral de Surdos, e muito mais. Através dessas estratégias, o Mundial estimula o espírito de equipe dos funcionários, torna o ambiente mais humanizado, diminui a concorrência selvagem e estimula a competência pessoal e profissional.

Em Maio deste ano, o Projeto de pessoas com deficiência do Mundial teve seu marco histórico registrado com a admissão de uma pessoa, totalmente cega, para trabalhar como preposto no setor jurídico da empresa. Outros funcionários com baixa visão já trabalham em outras unidades. Considerando que essa categoria de deficientes tem mais dificuldade para encontrar mercado de trabalho, pode-se afirmar que o Mundial já deu seu exemplo e mostrou seu diferencial.

É com entusiasmo e amor ao Projeto que se evidencia a satisfação de sentir na empresa um ambiente socialmente responsável, com espírito de equipe, com um grande desejo de combater o preconceito e reconhecer a igualdade essencial entre as pessoas, em busca de uma sociedade mais justa e mais feliz.

Outras atividades do PROJETO SOCIAL da Empresa:

• O projeto "Jovem Aprendiz", que tem como objetivo oferecer a oportunidade do primeiro emprego, garantir a formação técnico-profissional metódica, compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do jovem, além de contribuir com a renda familiar;

• A abertura de loja, recepcionando o cliente com cantos ou músicas, tem emocionado os clientes, principalmente em datas comemorativas;

• A existência do Coral de Ouvintes em cada loja, provocando a admiração de todos os assistentes;

• Os Projetos Educacionais da Empresa (Alfabetização, Ensino de 1ª a 4ª série e Telecurso 1º Grau) têm surpreendido sempre os clientes. Eles reconhecem que o Mundial deseja contribuir para a educação do indivíduo, que pressupõe, basicamente, ajudá-lo a desenvolver potencialidades, fazendo com que aprenda a orientar-se no meio ambiente, escolhendo suas metas e assumindo suas decisões.

"O Mundial entende que a felicidade da organização é a felicidade do mercado, que está ligado, por sua vez, à felicidade dos empregados. E todos juntos constroem a IMAGEM DA EMPRESA. Afinal, o modo como as pessoas aprendem, cooperam, inovam e progridem depende basicamente de seus relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais".



Laura Negro de la Pisa (Coordenadora dos Projetos Sociais)


Reblog this post [with Zemanta]

Um comentário:

  1. Parabéns! Realmente um exemplo a ser seguido!

    É lindo ver o texto, mas melhor ainda ouvi-la falar e se emocionar com essa experiência.

    Parabéns Tia!!!

    BEIJOS

    ResponderExcluir