terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A nova mentalidade dos consumidores




A mais recente pesquisa da agência de Relações Públicas Edelman, “Good Purpose”, realizada anualmente para medir como ações empresariais relacionadas à sustentabilidade afetam os negócios, trouxe boas notícias. A primeira delas é que os dados, coletados em dez países, mostram maior conscientização na hora da compra. Os consumidores observam e levam em consideração a responsabilidade social e ambiental dos fabricantes quando vão escolher o que levar para casa.
Os números se mostraram mais positivos em todo o mundo e, no Brasil, os percentuais estão acima da média mundial. Cerca de 43% dos entrevistados informaram ter optado por um produto de características mais sustentáveis, entre outros de qualidade e preços similares. Entre os brasileiros, o número sobe para 71%.
Enquanto 58% dos respondentes esperam que as empresas tenham algo a oferecer além de bons produtos e serviços, por aqui, a exigência é maior: 75%. Outra informação interessante para as empresas que atuam no Brasil é o de que 83% das pessoas mudaria de marca se outro fabricante de qualidade similar apoiasse uma boa causa.
Aparentemente, os produtos verdes estão em grande vantagem no mercado nacional assim como as corporações que apoiam e divulgam essas ideias. Resta saber qual é a diferença entre o “dizer” e o “fazer”. Você acredita nessa conduta? De qualquer maneira, a primeira grande vitória é saber que o olhar dos consumidores está se transformando e para muito melhor. Leia a pesquisa na íntegra.
*Foto: Alexandre Battibugli
Fonte: Planeta Sustentável

Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário